quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Augusto dos Anjos,poeta,gênio e ídolo

Bem,irei digitar agora sobre um poeta o qual tenho imenso respeito,Augusto dos Anjos,paraibano,nascido em 1884,cursou direito na faculdade de direito de Recife,além de poeta,Augusto também foi professor de algumas  instituições no Rio de Janeiro.O poeta escrevia de forma crua e real sobre temas que vivia,seu estilo está fundamentado no Pré-modernismo, Modernismo,abordava temas com rimas genias e jogos de palavras,causava polêmica no público da época.Faleceu novo,em 1914 com apenas 30 anos de idade com pneumonia,seus livros venderam mais após sua morte.

Aqui vai o poema que eu mais aprecio dele(observem a linguagem orgânica e crua em relação a vida)

PSICOLOGIA DE UM VENCIDO-AUGUSTO DOS ANJOS

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme - este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e á vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário